Joelho

Reconstrução dos Ligamentos do Joelho

Realinhamento Patelar

Osteotomia do Joelho

Prótese (Artroplastia do Joelho)

Artrose do Joelho

Também conhecida como osteoartrite, a artrose é uma doença de natureza inflamatória e degenerativa das articulações. Ela é provocada pelo desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, causando dor e podendo levar a deformidades. A articulação do joelho é uma das mais afetadas em virtude de sua capacidade de suportar peso, assim como a coluna vertebral e os quadris.

Artrose Patelar (Rótula)

A artrose é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo das articulações (juntas) do organismo, marcada pelo desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, causando dor e podendo levar a deformidades. As articulações mais acometidas pela artrose são as que suportam peso, como a coluna vertebral, os quadris e os joelhos.

Fratura do Joelho

Como toda a articulação, o joelho é composto de vários ossos, são eles: tíbia, fêmur, fíbula e patela. Cada um deles tem uma função diferente. O fêmur, o maior osso do corpo humano, é responsável por carregar grande parte do peso corporal e sofre desgaste com o tempo – até por conta disso ele é alvo constante de fraturas em idosos.

Instabilidade Femoropatelar do Joelho(Luxação da patela)

É ocasionada por um desequilíbrio biomecânico, que atinge a articulação do joelho, mais especificadamente a articulação entre o fêmur e a patela. É o mal alinhamento do aparelho extensor, que é o conjunto de estruturas na frente do joelho (patela, tendão patelar e músculo quadríceps).

Lesão Degenerativa das Cartilagens (LDC)

A degeneração da articulação é um processo que ocorre quando as estruturas envolvidas não são mais capazes de promover movimentos adequados e indolores.O principal tecido envolvido no processo de degeneração das articulações é a cartilagem. Este tecido esta localizado no ponto de contato entre um osso e outro e proporciona movimentos com menor atrito, menor carga e, portanto, sem dor.

Lesão Degenerativa do Menisco (LDM)

As lesões meniscais podem ocorrer por traumas indiretos, principalmente os rotacionais, ou aparecer incidiosamente por processos de degeneração do menisco. A característica clínica da lesão é importante no sentido de programação de tratamento e prognóstico da lesão. Os sintomas de um paciente com lesão meniscal são variados, dependendo da localização da lesão no menisco e da gravidade da lesão.

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

Quando o ligamento cruzado anterior é lesionado, é grande a chance de que uma intervenção cirúrgica seja necessária para recuperar as funções do joelho. Ela dependerá de vários fatores, entre eles: a gravidade da lesão e nível de atividade do paciente.

Lesão Ligamento Colateral (LLC)

As lesões do ligamento colateral medial vão desde pequenos estiramentos até lesões mais complexas, grau 3, em que a estabilidade medial ou lateral do joelho fica comprometida.

Lesão Ligamento Cruzado Posterior (LCP)

A forma mais comum em que o LCP é lesado deve-se ao impacto direto na face anterior da tíbia, geralmente quando o joelho apresenta-se flexionado 90 graus. Isso pode ocorrer em trauma frontal, como trauma esportivo, ou acidente automobilístico. Os outros dois principais mecanismos de lesão são a queda com o joelho hiper-fletido, ou trauma em hiper-extensão associado a varo ou valgo.

Lesão na Cartilagem do Joelho (LCJ)

A cartilagem é um tecido que reveste as articulações do corpo e tem a função básica de absorver e melhor distribuir as cargas aplicadas. Isso ocorre devido a seu alto potencial de deformação plástica e por propriedades que auxiliam na “lubrificação” articular, também conhecido como líquido sinovial.

Pontencial de Reparo Limitado
Sabe-se que a cartilagem articular lesada é de potencial de cicatrização muito limitado. Isso se deve às propriedades do tecido cartilaginoso que, ao contrário da maioria dos tecidos do corpo, possui pouquíssimas células, não possui vasos sanguíneos (avascularidade), é aneural, ou seja, não possui terminações nervosas e é riquíssimo em água. Assim, uma vez lesada, a reação inflamatória é muito pequena e a possibilidade de reparo, quase nula.

Lesão Traumática do Menisco (LTM)

Lesões traumáticas estão associadas à movimentos rotacionais bruscos do joelho (entorses), que ocorrem normalmente em pessoas jovens e ativas, durante a prática de atividades esportivas. É muito comum que esse tipo de lesão também esteja associado a lesões ligamentares.

Osteocondrite Dissecante

A osteocondrite dissecante (OCD) é um processo patológico que atinge o osso subcondral do joelho em criança e adolescente (OCDJ) e adultos jovens (OCDA) com efeitos secundários sobre a cartilagem articular com dor, edema, possível formação de corpos livres e sintomas mecânicos, inclusive bloqueio articular.

Osteonecrose do Côndilo Femoral

Morte de um segmento da parte de sustentação do côndilo femoral.Afeta côndilo lateral em 60% casos e bilateral em 50% podendo ser multifocal.Dor insidiosa e pode ser medial ou lateral.

Síndrome da Dor Fêmoropatelar

Trata-se de uma condição que envolve, sobretudo, a patela e o fêmur. A Síndrome da Dor Fêmoropatelar (SDFP) é ocasionada por um desequilíbrio biomecânico, que atinge a articulação do joelho, mais especificamente a articulação entre o fêmur e a patela.