Coluna Vertebral


Aumento da Cifose e Lordose

Cifose: É definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente.
Lordose: É o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose). Os músculos abdominais fracos e um abdome protuberante são fatores de risco.


Cervicobraquialgia

Trata-se de uma inflamação que geralmente surge por causa da carga excessiva e dos esforços a que a nossa coluna cervical é submetida no dia a dia.


Ciática/Lombociatalgia

Ciática, ou ciatalgia, é a dor ao longo do curso do nervo ciático, geralmente resultado de comprometimento de raiz nervosa na coluna, mas pode ser também por compressão ou inflamação do próprio nervo. Quando além da dor no trajeto do nervo, o paciente apresente dor lombar, utiliza-se o termo “lombociatalgia”.


Degeneração Discal

A degeneração discal (Osteocondrose Intervertebral) é um processo degenerativo comum envolvendo o núcleo pulposo. Com o avanço da idade são observados a desidratação e o ressecamento do disco intervertebral, particularmente o núcleo pulposo. Essas alterações começam na segunda ou na terceira década da vida e tornam-se importantes na meia-idade e em indivíduos idosos.


Degeneração Facetária

Essas articulações possuem uma cartilagem articular, que permite aos ossos articularem entre si com pouca ou nenhuma fricção. As facetas articulares podem sofrer um processo degenerativo na coluna lombar.


Escoliose

A coluna vertebral pode assumir patologicamente uma posição de desalinhamento, contorcendo-se em seu próprio eixo, inclinando-se para frente ou para trás e para os lados; ou seja, em um plano tridimensional. Essa deformidade é conhecida como escoliose e pode se manifestar desde a infância com maior incidência em mulheres.


Espondilólise

É um defeito congênito adquirido, num lugar da vértebra chamado de pedículo.


Espondilolistese

É um deslizamento de um corpo vertebral no sentido anterior, posterior ou lateral em relação à vértebra de baixo. Este escorregamento para frente de uma vértebra em relação a outra subjacente, ocasiona dor ou sintomatologia de irritação de raiz nervosa. (Braquialgia / Ciatalgia).


Estenose do Canal Vertebral

Esta lesão é caracterizada por uma dor local, que pode ser intensificada durante o ato de tossir e espirrar, pelo espasmo da musculatura paravertebral e antalgia da coluna lombar. Quando ocorre pressão nas raízes nervosas vertebrais, cria-se uma dor que se irradia pela perna. Essa compressão nervosa pode acarretar déficit de força muscular nos membros inferiores


Estenose do Canal Vertebral

O termo estenose do canal vertebral lombar (ECL) significa a diminuição do espaço anatômico do canal espinhal (local por onde passa a medula e raízes nervosas) e está associado com uma infinidade de sintomas clínicos.


Fraturas por Osteoporose

A Osteoporose é uma doença metabólica que causa redução da massa óssea, levando o paciente a um grande aumento no risco de fratura após um trauma, mesmo os de pequena intensidade, o que pode ocasionar até mesmo fraturas espontâneas. A osteoporose acomete, mais frequentemente, idosos e mulheres, principalmente brancas ou asiáticas, de maneira mais frequente após a menopausa.


Fraturas por Traumatismos

Os traumatismos que incidem sobre os ossos com forças superiores a sua capacidade de deformação são as causas mais frequentes de fraturas. Isso acontece, sobretudo, em quedas, pancadas e acidentes, mas há também fraturas que ocorrem devido a impactos mínimos ou até espontaneamente, chamadas fraturas patológicas, as quais se devem a um anormal enfraquecimento dos ossos, devido à osteoporose ou a tumores ósseos.


Hérnia de Disco

A hérnia de disco é uma lesão da coluna vertebral, caracterizada por dores nas costas ou pescoço, que pode irradiar para os braços e pernas. Ocorre quando um disco vertebral sai de seu devido lugar e comprime outras estruturas.


Lombociatalgia

A lombociatalgia consiste no estreitamento do canal vertebral da região lombar e é de difícil diagnóstico, uma vez que apresenta sintomatologia semelhante à de outras patologias, como hérnia de disco, síndrome do piriforme e artrose discal.


SOCIEDADES

©2020 Clínica Betiol. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por agentecria.com