Tornozelo e Pé


Artrose de Tornozelo

Normalmente, os pacientes desenvolvem artrose no tornozelo como consequência de fraturas, lesões ligamentares graves ou doenças inflamatórias (reumatismos). Apesar de menos frequente, a artrose de tornozelo é uma situação bastante incapacitante pois a dor costuma ser intensa e muito limitante para as atividades diárias.


Deformidade do Pé

Existem duas classes de causas para deformidades: as intrínsecas (ligadas à pessoa) e extrínsecas (ligados ao meio). Dentre as causas intrínsecas, destacam-se os fatores genéticos (história familiar), doenças sistêmicas preexistentes (artrite reumatoide ou outras doenças reumáticas), anatomia óssea do pé, frouxidão dos ligamentos, etc. Dentre as causas extrínsecas, principalmente, o uso de calçados inadequados, com destaque para o sapato de salto alto e ponta fina.


Disfunção do Tendão

Disfunção do tendão tibial posterior é um dos problemas mais comuns do pé e tornozelo. Ela ocorre quando o tendão tibial posterior torna-se insuficiente para proporcionar estabilidade e suporte para o arco longitudinal do pé.


Fascite Plantar

A fascite plantar é uma inflamação na fáscia plantar, tecido que se estende na sola do pé ligando o calcanhar aos dedos. Trata-se de uma condição comum e dolorosa desencadeada pelo estresse e esforço excessivo na região.A doença geralmente causa dor na sola do pé, desconforto ao caminhar ou correr e sensação de sensibilidade. A fascite plantar é uma das patologias mais comuns que atingem o pé e apresenta um empecilho ao paciente para realização de qualquer atividade que envolva movimentação.


Fraturas de Tornozelo

As fraturas que envolvem o tornozelo são muito freqüentes. Acidentes de trânsito, quedas de altura e lesões esportivas são algumas das causas desse tipo de fratura, sendo o mecanismo muito similar ao do entorse, porém, com maior impacto, força e velocidade torcional.


Joanete (Hálux Valgo)

Popularmente conhecido como Joanete, a deformidade tecnicamente chamada de “hálux valgo”, ocorre quando há um desvio medial do primeiro metatarso e um desvio lateral do hálux (osso do dedão do pé).


Lesão Ligamentar do Tornozelo

O entorse de tornozelo é uma lesão extremamente comum na prática esportiva e ocorre, principalmente em esportes envolvidos em giro, corte, drible e desaceleração brusca, como, por exemplo, o futebol, vôlei, basquete, tênis e algumas lutas. O mecanismo ocorre com o pé preso ao solo, tornozelo em flexão, extensão e o corpo girando para a direita, ou esquerda.


Metatarsalgia

Metatarsalgia é uma dor que acomete a região anterior aos dedos, que ocorre em casos de muita pressão durante o caminhar.Os metatarsos, ou ossos metatarsianos, estão localizados na parte média do pé e são responsáveis pelo apoio da ponta do pé, junto com os dedos.Na metatarsalgia ocorre uma sobrecarga muito grande nas cabeças dos metatarsos, que pode levar a inflamação, dor, inchaço e até fraturas por stress.


Neuroma de Morton

O neuroma de Morton é um espessamento do nervo interdigital, que passa entre os dedos do pé, normalmente entre o terceiro e o quarto dedos, causando dormência e dor na ponta do pé (nos metatarsos).Nessa condição, os ossos do pé, chamados de metatarsos, têm o espaço reduzido entre si e pinçam as estruturas que passam dentre eles. Com isso, é iniciado um crescimento desordenado do nervo interdigital, que na maioria das vezes passa entre o terceiro e quarto metatarsos. Esse nervo aumenta de tamanho, o que piora ainda mais a compressão, causando incômodo e dor na região.


Síndrome do Túnel do Tarso

A síndrome do túnel do tarso, também chamada de síndrome do túnel tarsal, ou ainda compressão do nervo tibial do tornozelo, consiste em um doloroso transtorno que acomete o pé, caracterizada pela compressão do nervo tibial em seu caminho pelo túnel tarsal.Esta síndrome é decorrente de situações que levam a um aumento de pressão no interior do túnel do tarso.


Tendão de Aquiles (Tendinite/Ruptura)

A tendinite é um processo inflamatório que leva a dor para face posterior do tornezelo. Essa inflamação, cronicamente, leva ao enfraquecimento do tendão, tornando-o suscetível a lesoẽs parciais ou total.


SOCIEDADES

©2020 Clínica Betiol. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por agentecria.com