Quadril

Revisão de Artroplastia Total de Quadril

Fixação de Fraturas

Artrite Séptica

Artrite Séptica do quadril é causado por uma infecção bacteriana. Pode ocorrer em qualquer idade, porém cerca de matade dos casos ocorre até os três anos.

Artrose

A artrose no quadril é um tipo de desgaste nesta articulação, que provoca sintomas como dor localizada no quadril que irradia pra coxa e joelho, que surge principalmente ao andar ou permanecer sentado. Esta doença causa degeneração das cartilagens, sendo que é muito comum surgir no quadril, pois é uma região que sustenta boa parte do peso do corpo e que está sempre em movimento e, geralmente, acontece em pessoas acima dos 45 anos, mas também pode acontecer em pessoas mais jovens.

Bursite de Quadril

A Bursite é causada por uma inflamação de uma bursa (pequeno saco gelatinoso que normalmente contém uma pequena quantidade de fluído). Bursas estão localizadas por todo o corpo. Elas atuam como almofadas entre os ossos e os tecidos moles, recobrindo-os. Além disso, ajudam a reduzir a fricção entre o deslizamento entre os tendões dos músculos e os ossos. O trocânter possui uma bolsa sobrejacente bem grande que, ocasionalmente, torna-se irritada, resultando em bursite do quadril (bursite trocantérica).

Displasia do Quadril

A displasia do quadril é um termo abrangente que inclui um amplo espectro de alterações na bacia da criança. Uma é a luxação congênita, quando a articulação está fora do lugar. “Ainda é possível encontrar quadros de quadril instável, quando a articulação pode sair fora do lugar com uma manobra provocativa (manobra de Barlow), e quadril imaturo, quando a cobertura articular não está completamente desenvolvida”.

Epifisiólise

Epifisiólise é uma doença nos ossos que consiste na separação da epífise do fêmur, ou seja, a cabeça do fêmur que fica no quadril, escorrega ao nível da placa de crescimento. A epifisiólise manifesta-se com mais frequência durante a adolescência, no sexo masculino e geralmente acompanhado de sobrepeso.

Fratura de Quadril

As fraturas do fêmur proximal tendem a acontecer em idosos após uma queda. Dois mecanismos podem causar a fratura: queda diretamente sobre o quadril ou mecanismo em torção no qual o tronco do paciente gira com o pé fixo. Alguns pacientes com fratura de estresse (insuficiência) podem fraturar o fêmur proximal súbita e espontaneamente, sem queda. Os jovens por sua vez geralmente fraturam o quadril em acidentes de trânsito ou quedas de altura.

Impacto Femoroacetabular

Impacto femoroacetabular é, basicamente, o contato anormal entre o fêmur e o acetábulo, que ocorre durante os movimentos do quadril. Em quadris normais, durante movimentos do dia a dia ou exercícios comuns, não existe contato agressivo entre o fêmur e o acetábulo. Mas diante de um quadro de IFA, é observado o impacto entre as estruturas que compõe o quadril (colo do fêmur e o osso acetábulo) e consequentemente o comprometimento de toda a biomecânica dessa articulação.

Legg-Calvé-Perthes

A doença de Legg-Calvé-Perthes se desenvolve mais comumente em meninos entre os cinco e dez anos de idade. A doença, em geral, afeta somente o quadril. Cerca de 10% das crianças têm um pai ou mãe que teve a doença. Ela é causada pela deficiência do suprimento de sangue para a parte superior da placa de crescimento do fêmur. A razão para a deficiência do suprimento de sangue é desconhecida.

Lesão do Labrum

A lesão de labrum está fortemente associada a osteoartrose. Quando há uma lesão de labrum provocada por traumatismos agudos ou repetitivos, ocorre um extravasamento de líquido (derrame articular) com inflamação e liberação de substâncias químicas que irão causar danos à cartilagem articular e, consequentemente, dor.

Osteonecrose da Cabeça Femoral

Osteonecrose da Cabeça Femoral é o termo que define a morte das células ósseas da cabeça do fêmur por deficiência de irrigação sanguínea. Com a evolução da doença, esta necrose óssea leva a alterações de remodelação do formato da cabeça femoral com destruição da articulação e comprometimento da cartilagem articular, lesão esta responsável pela dor na região do quadril do paciente.